O processo de compra e venda de um imóveis nos Estados Unidos é bem diferente do que é feito no Brasil. O empresário Marcos de Carvalho, sócio administrador da MK construtora contou os detalhes para nossa equipe.
De acordo com o empresário, normalmente, a venda na América é iniciada com o vendedor da propriedade buscando um corretor habilitado para representá-lo. Depois de uma boa pesquisa de mercado, o corretor faz uma sugestão profissional de que valor o imóvel deverá ser apresentado ao mercado.
Com diversos dados da propriedade a ser vendida, os corretores fazem uso de um sistema automatizado chamado MLS (Multiple Listing Service), que é uma espécie de compilação de todas as listas de imóveis a venda, organizadas por critérios, como localização geográfica por exemplo.
“É um sistema muito interessante mas que infelizmente ainda não chegou ao Brasil. Uma vez que o corretor lança os dados de uma casa, ela fica disponível para venda imediata. Então, compradores interessados, enviam propostas assinadas para que a compra seja efetuada.”, conta Marcos.
A compra segue passos similares. O comprador contrata um corretor licenciado para representá-lo e encontrar um imóvel adequado às suas necessidades e agendar as visitas das casas que ele tiver interesse.
Quando o comprador toma a decisão e escolhe uma casa, seu corretor escreverá uma proposta e enviará, já assinada pelo comprador interessado, para o representante do vendedor.
Se o vendedor da casa escolhida aceitar a proposta, ele também assina os documentos e dessa maneira, ambos ficam legalmente comprometidos à essa transação. Na sequência, o contrato assinado é enviado para uma companhia de títulos (Title Company), que é uma empresa especializada na compra e venda de imóveis.
A Title Company investigará as condições financeiras da casa – se existem contas pendentes ou dívidas, e ao final dessa checagem, entrará em contato com o comprador para instruir as formas de pagamento do depósito. Este depósito não é feita nem para o corretor, nem para o vendedor, mas em uma conta fiduciária.
Os documentos finais são assinados pelo vendedor e pelo comprador. “As assinaturas também podem ser feitas à distância ou por meio de um procurador”, explica o empresário Marcos de Carvalho.
Negócio fechado!
Se a compra for feita por financiamento, o banco mesmo envia os pagamentos para a conta fiduciária, para o vendedor e para os corretores.
Em até 24h, a empresa de títulos emite a escritura, registrando o imóvel no nome do comprador e também emite um certificado que é uma espécie de recibo comprovando que o comprador é o novo proprietário.
Para iniciar a compra de um imóvel nos Estados Unidos, são necessários:
- Passaporte válido
- Comprovantes de renda, incluindo o imposto de renda
- Conta bancária nos Estados Unidos / transferencia de valores – já que todos os pagamentos deverāo ser efetuados de dentro do país.
Artigo originalmente publicado na Revista Pier Magazine de Março de 2017.