Um pedaço da Índia no coração de Londres

Por

Você precisa conhecer Baps Shri Swaminarayan Mandir, o maior templo Hindu fora da Índia

Por Camilla Menezes

Conhecido como o templo de Neasden, Baps Shri Swaminarayan Mandir é o maior templo Hindu fora da Índia. Localizado no Noroeste de Londres, em Neasden, e afastado do Centro, ele é simplesmente uma atração incrível e pouco conhecida até para quem mora em Londres. A estação mais próxima é Neasden (Jubilee line), que tem uma caminhada não muito agradável de uns 20 minutos pela movimentada North Circular Road (pegar um Uber na estação pode ser uma boa opção).

A entrada é gratuita, e ao chegar no templo é necessário deixar seus pertences num guarda-volumes, no estacionamento em frente. Você pode levar o celular para tirar fotos do lado de fora, mas na parte interna não é permitido fotografar e nem usar o aparelho. O que é ótimo, pois assim dá para focar nos detalhes e sentir a energia do lugar.

Para a construção do Mandir (é assim que eles o chamam) foram arrecadados, pela comunidade local, cerca 12 milhões de libras. Mármore da Itália e calcário da Bulgária foram esculpidos na Índia e trazidos de navio para Londres. A obra começou em 1993 e em dois anos foi concluída, foram mais de mil voluntários que trabalharam dia e noite e se orgulham muito de terem contribuído para essa façanha tão incrível.

Ao entrar no Mandir, fui abordada por uma atenciosa voluntária vestida com um lindo e colorido traje. Ela me pediu para retirar os sapatos e se ofereceu para me acompanhar por um tour pelo templo. Foi sem dúvida uma experiência de relaxamento e conhecimento sobre a filosofia hindu.

Em frente ao templo, onde fica o estacionamento, tem um restaurante indiano com uma grande variedade de pratos vegetarianos e um mercado de produtos típicos que vale a pena conhecer.

A programação dos rituais está disponível no www.londonmandir.baps.org. O templo abre diariamente das 9 horas às 18 horas.

SIGA-NOS

9,705SeguidoresSeguir
38,423SeguidoresSeguir

INSTAGRAM

O útero artificial que vai salvar vidas

Espera-se que esteja pronto para utilização em clínicas nos próximos cinco anos. Este útero artificial, desenvolvido por uma Universidade holandesa, tem...

ONU e a dívida dos EUA

Os Estados Unidos vão pagar, antes do final do ano, “a maior parte” da sua dívida de 2019 à ONU, organização que...

Judocas paulistas participam de intercâmbio no Japão

Parceria entre Ajinomoto do Brasil e Federação Paulista de Judô levará 18 jovens entre 15 e 17 anos para treinamento na...