UM JARDIM COM 500 ROSAS, CULTURA E ÓTIMA GASTRONOMIA NO CORAÇÃO DE SÃO PAULO

Por

Por Andrea Setti

Casa das Rosas representa a união perfeita entre esse passado e o presente. Todas as exposições da casa são gratuitas, e vale muito a pena entrar só para conhecer a mansão, que é incrível. Um dos lugares que mais amo em São Paulo e vou sempre que posso. Super aconchegante, charmoso, inspirador e lindo.

Em 1928 o escritório do arquiteto Francisco de Paula Ramos de Azevedo já era tido como o mais famoso e reputado da área na América Latina. Projetou e executou a construção de diversos prédios de importância histórica hoje, tais como a Pinacoteca do Estado, o Teatro Municipal, o Prédio da Light e o Mercado Público de São Paulo. Projetou também a Casa das Rosas, uma mansão em estilo clássico francês com trinta cômodos, edícula, jardins, quadras e pomar na Avenida Paulista, local que reunia a maioria dos milionários barões do café.

A mansão foi concluída em 1935. Lá, os herdeiros de Ramos de Azevedo viveram até meados dos anos 1980. Por essa época, a Avenida Paulista já não era mais a mesma. A Casa das Rosas já dividia espaço com prédios comerciais, bancos, edifícios modernos e o característico trânsito de pessoas e veículos. Ameaçado de demolição, o casarão foi preservado em ação inédita no Brasil. Na parte do terreno que dá para a Alameda Santos, foi liberada a construção de um moderno edifício comercial enquanto a casa foi restaurada e transformada pelo Estado de São Paulo em espaço cultural, inaugurado no ano do centenário da Avenida Paulista, 1991. E em 1991 a Paulista já estava claramente se convertendo na avenida da cultura, transformação que as últimas décadas testemunharam. 
Museus, livrarias, salas de cinema e de teatro, parques e jardins, rosas, flores e estátuas foram se multiplicando para tornar a Avenida Paulista uma atração cultural ímpar na cidade. E é nesse contexto que a Casa das Rosas, desde a sua reinauguração como Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, no final de 2004, tem oferecido à população de São Paulo cursos, oficinas de criação e crítica literárias, palestras, ciclos de debates, lançamentos de livros, apresentações literárias e musicais, saraus, peças de teatro, exposições ligadas à literatura, etc. Transformou-se, portanto, em um museu que se destaca pelo trabalho de difusão e promoção da literatura.
Cerca de 190 mil pessoas que visitam a Casa das Rosas anualmente, a grande maioria é composta por frequentadores dos seus cursos e eventos literários. 

Não bastasse o seu jardim ser uma delícia, bem atrás da Casa das Rosas, tem o Caffè Ristoro, um lugar para sentar na parte externa, pedir um café com doce e ficar para apreciar o por do sol.

Parada mais que obrigatória para quem estiver na Avenida Paulista, um espaço que te deixará feliz e que proporciona aquela sensação: Calma, tudo ficará bem!

E quando acendem essas luzes, tudo fica mais especial ainda.

O Caffè é como se fosse um pequeno refúgio, daqueles com clima bem italiano.

No cardápio, opções que vão desde cafés, almoços deliciosos e doces bem elaborados.
Lá você encontrará brigadeiros, torta de morango, cheesecakes e bolos com sabores que mudam diariamente, ou seja, ótimas opções para acompanhar o cafezinho.

Esse bolo de de doce de leite com amêndoas é surreal.
Mobilidade metrô linha verde e descer na Estação Brigadeiro e rápida caminhada para Casa das Rosas, patinete ou bike.

Super dica é sair dali e ir visitar o Japan House e o Sesc Paulista que tem um mirante com a mais bela vista da Avenida, absurdamente linda.

Casa das Rosas 
Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura
Tel 11 3285 6986 
Av. Paulista, 37, Bela Vista, SP
Horário de Funcionamento 
Terça a sábado, das 10 às 22h
Domingos e Feriados, das 10 às 18h
Instagram @casadasrosas

Caffè Ristoro
Localizado na Edícula da Casa das Rosas
Horário de Funcionamento
Segundas das 9h às 19h
Terça a Sexta das 09h às 22h
Sábado das 10h às 22h
Instagram @cafferistoro

SIGA-NOS

9,705SeguidoresSeguir
37,959SeguidoresSeguir

INSTAGRAM

Período de chuvas aumenta casos de doenças

A população já sofre muito com os diversos prejuízos e transtornos causados pelas chuvas e enchentes, mas é após esse período que...

Festival reúne novos talentos do humor em São Paulo

Apresentações de stand up acontecem todos os sábados no Teatro Folha com elenco rotativo de mais de 20 humoristas

Código de Trânsito Brasileiro completa 22 anos zelando pela segurança viária

Conhecido como CTB, o código passa por atualizações todos os anos, garantindo melhorias para o trânsito e sua fiscalização