Vida Fit

Por

Neste período de viroses e chuvas é muito importante ter uma boa alimentação e hidratação. Entrevistamos a nutricionista do América/Hapvida, Priscila Santos, e ela dá boas dicas de alimentação e higienização de alimentos para ajudar na prevenção de viroses. 

Alimentação e hidratação: importantes aliadas na prevenção de viroses

Sabia que a mudança de hábitos alimentares e uma boa hidratação podem te ajudar a prevenir doenças nesta época do ano, com muitas chuvas e viroses? Antes de tudo é importante explicar que a virose é ocasionada por um vírus que penetra em uma célula de uma parte determinada do corpo, causando vários sintomas e desconfortos. Esses vírus podem ser transmitidos pelo ar, água, entre pessoas ou por alimentos contaminados. E é nesse período de muitas chuvas que a disseminação do vírus aumenta, causando os tipos mais comuns: respiratórias e as gastrointestinais.

A nutricionista clínica e esportiva do Grupo América, que faz parte do Sistema Hapvida, Priscila Pereira Santos, explica mais sobre a ação do vírus, que oportunista, aproveita quando o sistema imunológico (de defesa) não está forte para se manifestar e causar as viroses. “Para prevenir as viroses é muito importante cuidar da alimentação. O consumo diário de frutas, verduras, grãos, entre outros são importantes para alcançarmos as vitaminas e minerais responsáveis pela formação e ativação das células de defesa”, define a nutricionista.

As viroses são bem comuns nesta época e sempre há muita procura por assistência médica de pacientes que apresentem os principais sintomas (náuseas, vômitos, diarreia e febre). Esses levam a perda de líquidos do corpo e a nutricionista do Hapvida dá algumas dicas para quem está enfrentando alguma virose.

“A primeira de todas é se hidratar. Beba, a cada 30 minutos, pequenos volumes de água de coco natural, sucos naturais ou água saborizada com hortelã e frutas que ajudam a recuperar a água perdida do corpo. Faça refeições leves, ricas em carboidratos de fácil digestão, como batatas, arroz, pães e biscoitos de polvilho salgado. Neste período evite também o leite e seus derivados, alimentos gordurosos e legumes e verduras cruas e cascas de frutas, pois essas são ricas em fibras que aumentam os episódios de diarreia. Por fim, muito repouso para o organismo se reequilibrar e voltar a ser forte e saudável.”

Mas o mais importante é a prevenção dessas viroses e com uma boa alimentação você garante dias bons e saudáveis. Priscila Santos indica que um corpo bem hidratado impede que os vírus oportunistas se espalhem. “É preciso uma alimentação rica em alimentos com fonte de vitamina C, carotenoides, vitamina E, zinco, selênio e ômega 3 que ajudam o corpo a manter o sistema de defesa forte”, explica Priscila.

O que deve conter a alimentação?


A nutricionista Priscila Santos dá algumas dicas para uma alimentação diária:

– Alimentos ricos em vitamina C: é antioxidante e promove resistência contra infecções respiratórias e gripes. As frutas, como acerola, morango, laranja, mamão e caju; e os vegetais, como tomate e pimentões são ótimas fontes.

– Alimentos ricos em carotenóides: ativam o sistema de defesa do corpo. São fontes de carotenóides os vegetais e frutas amarelo-alaranjados, como manga, damasco, cenoura e abóboras; e folhosos verde-escuros como brócolis e couve.

– Alimentos ricos em vitamina E: são antioxidantes naturais e estão presentes no abacate, castanhas, óleos vegetais e grãos.

– Alimentos fonte de zinco: melhoram a resposta do sistema de defesa e são encontrados nos peixes, carne bovina, cereais integrais e feijões.

– Não podemos deixar faltar a nossa brasileiríssima castanha do pará: é riquíssima em selênio, um antioxidante natural.

– Alimentos com ômega 3: invista no consumo de peixes de água fria, como a sardinha, atum e na semente de linhaça.

– Chás e sucos feitos com gengibre, alho, ginseng: é uma boa pedida, pois são antibióticos naturais. 

Como higienizar os alimentos?

Para evitar a contaminação pelos vírus é preciso tomar alguns cuidados básicos, como evitar ficar, por muito tempo, em locais fechados com aglomeração de pessoas, lavar bem as mãos e, principalmente, antes das refeições se preocupar em consumir alimentos bem higienizados e devidamente preparados. Priscila Santos faz o alerta quanto a higienização correta dos alimentos que serão consumidos, principalmente os folhoso e frutas que serão consumidos in natura (crus).

“Primeiramente, para retirar qualquer sujidade, lave todos os alimentos e as folhas uma a uma em água corrente. Prepare uma solução com 1 litro de água filtrada e 1 colher de sopa de hipoclorito de sódio (água sanitária sem fragrância e própria para ser usada em alimentos) e deixe os alimentos de molho nesta mistura por 10 a 15 minutos. Em seguida enxágue novamente em água corrente para retirar o excesso de cloro e está pronto para consumir.”

Outra instrução da nutricionista é: “Se quiser higienizar todas as folhas e frutas de uma só vez, dou uma dica legal para que elas durem mais tempo. É só secar as folhas delicadamente uma a uma com papel toalha ou pano limpo, forrar uma vasilha de vidro com papel toalha, colocar as folhas, cobrir com papel toalha, tampar e guardar na parte inferior da geladeira. Isso vai fazer com que as folhas e frutas durem até sete dias e fiquem prontinhas para o uso”.

Ela relembra também que quanto aos alimentos que serão cozidos, como a carne, o importante é consumi-las no ponto bem passado. “Evitar o consumo de frituras, preparações com maionese, sobremesas muito cremosas, principalmente se estiverem sem refrigeração, pois isso aumenta o risco de contaminação”, finaliza a nutricionista.

SIGA-NOS

9,705SeguidoresSeguir
37,567SeguidoresSeguir
Paula Tooths
Paula Tooths
Jornalista, produtora de TV e escritora, autora de seis títulos publicados no Reino Unido. | Londres - Miami

Boletim Coronavírus – Covid-19 | 30/03/2020

*ATUALIZAÇÕES* • De acordo com a Organização Mundial de Saúde, já foram diagnosticados 785 mil pacientes, 63 mil mais...

Desafio e mudança.

Enquanto você senta com o telefone na mão, surfando pelas mídias sociais, não tem como deixar de ver postagem após postagem com...

BOLETIM CORONAVÍRUS: EUA no combate ao Covid-19 | 29/03/2020

*ATUALIZAÇÕES* • Em seu boletim diário, o presidente Donald Trump afirmou na presente data que o pico do Coronavírus...
UA-52555340-4