Florestas da Europa

Por

Média de cobertura florestal entre nações da União Europeia é de 41,7%, uma cifra que cresceu nos últimos anos. Finlândia é a campeã do bloco, com quase três quartos de seu território cobertos por florestas.

A média de cobertura florestal da União Europeia (UE), de 41,7%, é referente a 2015 e representa um crescimento de 2,6 pontos percentuais em comparação com 2009. Os dados se referem a um levantamento feito pelo Eurostat, órgão que reúne as estatísticas oficiais do bloco europeu.

Na conta entram áreas com mais de 0,5 hectare com árvores acima de 5 metros de altura e cobertura de copa maior que 10%; terrenos com mais de 0,5 hectare com árvores maiores que 5 metros e cobertura de copa de 5% a 10%; e arbustos e árvores com cobertura de copa acima de 10%. De acordo com a metodologia do levantamento, terrenos usados predominantemente para fins agrícolas ou urbanos não são considerados florestas.

1: Finlândia (71,3%)

O país da UE com maior cobertura florestal é a Finlândia: 71,3% do território. O parque nacional Hossa (foto), criado em 2017 e com 110 km², tem lagos cristalinos e trilhas para a prática de caminhada e bicicleta – parte delas é acessível para portadores de necessidades especiais. Em comparação, no Brasil a porcentagem do território com florestas é de 58,9%, segundo dados de 2016 do Banco Mundial.

2: Suécia (66,5%)

A Suécia está na 2ª colocação entre os países da UE: 66,5% de seu território são cobertos por florestas. Entre os principais parques nacionais do país escandinavo está Söderåsen: criado em 2001, ele abriga uma natureza variada com florestas exuberantes, falésias, riachos e belíssimas vistas panorâmicas. Outra atração do local é o lago Odensjön, como também os mirantes de Kopparhatten e Lierna.

3: Eslovênia (63,4%)

Mais de 63% do território da Eslovênia são florestas, deixando-a no terceiro lugar entre as nações da UE com maior cobertural florestal. Triglav (foto) é o único parque nacional e recebeu esse nome em homenagem ao Monte Triglav, o pico mais alto do país, com 2.864 metros. O local oferece paisagem alpina idílica, florestas verdejantes e paisagens de montanha incríveis.

8: Áustria (46,7%)

Estônia, Letônia, Croácia e Eslováquia ocupam do 4º ao 7º lugar no ranking. Em 8º aparece a Áustria, com 46,7% do território cobertos por florestas. O parque nacional de Gesäuse (foto), terceiro maior do país, possui encostas íngremes de montanhas e desfiladeiros num vale formado pelo rio Enns. É habitat natural para 90 espécies de aves, marmotas e veados, além de 50 tipos de orquídeas selvagens.

9: Portugal (46,6%)

Portugal está na 9ª colocação, com 46,6% de seu território. O parque nacional Serra da Estrela (foto) é um dos principais e abriga a montanha mais alta de Portugal continental: Torre, com 1.993 metros de altura. O local possui ainda cerca de 375 km de trilhas, com vários níveis de dificuldades e, no inverno, oferece a única pista de esqui do país. Completa o top a Bulgária, com 44,7%.

13: Espanha (39,2%)

Mais de 39% do território espanhol estão cobertos por florestas, o que faz o país ocupar a 13ª colocação entre as nações da UE. Entre os principais parques nacionais espanhóis estão a Caldera de Taburiente, localizado na ilha de La Palma, e Picos de Europa (foto), que foi criado em 1918 no norte da Espanha e declarado pela Unesco, em 2002, como Reserva da Biosfera.

18: Itália (35,6%)

Cerca de 35% do território italiano são cobertos por florestas, o que coloca o país na 18ª posição entre as nações da UE. O parque nacional de Abruzos, Lácio e Molise (foto), criado em 1923 para proteger a natureza e salvar certos animais selvagens da extinção, é um dos preferidos dos italianos.

20: Alemanha (32,2%)

Cerca de 32% do território alemão estão cobertos por florestas nativas ou reflorestamentos. O parque nacional da Suíça Saxônica (foto), no leste alemão, é um dos principais, conhecido por suas formações rochosas de até 730 metros de altura. Ele possui centenas de trilhas que atraem adeptos de caminhadas e ecoturistas. A Ponte Bastei (na foto), construída em 1826, oferece uma vista espetacular.

21: França (31%)

Mais de 30% do território francês são cobertos por florestas, e o país fica no 21º lugar na UE. Inaugurado em 1963, Vanoise (foto) é o primeiro e o maior dos parques nacionais da França continental. Ele fica nos Alpes e recebe o nome de Gran Paradiso após a fronteira italiana. Centenas de trilhas cruzam as encostas das montanhas, onde turistas podem caminhar e andar de bicicleta.

28: Holanda (8%)

Apenas 8% do território holandês são cobertos por florestas nativas ou reflorestamentos, o que faz o país ocupar a última colocação no levantamento feito pelo Eurostat, o órgão que reúne as estatísticas oficiais da UE. O país possui mais de 20 parques nacionais, e o maior deles é o De Hoge Veluwe (foto). A melhor maneira de conhecê-lo é usando uma das bicicletas gratuitas disponíveis no local.

Fonte:DW

SIGA-NOS

9,705SeguidoresSeguir
36,840SeguidoresSeguir
Paula Tooths
Paula Tooths
Jornalista, produtora de TV e escritora, autora de sete títulos publicados no Reino Unido. | Londres - Miami

MEC estuda restabelecer cotas na pós-graduação

O Ministério da Educação (MEC) tornou sem efeito uma portaria, assinada pelo ex-ministro Abraham Weintraub, que acabava com cotas para negros, indígenas e pessoas com...

A Alemanha colonialista

"Nosso futuro está na água" Sob o chanceler Otto von Bismarck, o Império Alemão estabeleceu colônias nos atuais territórios da Namíbia, Camarões, Togo, partes da...

Coronavírus: Indígenas no Amazonas isolados para fugir da contaminação

A iminente chegada do coronavírus fez com que cerca de 150 indígenas procurassem refúgio no seio da Floresta Amazónica para evitar o contágio entre...