Instagram ultrapassa Facebook como principal rede social para empresas

Por

Tomando como base somente os perfis das 50 maiores empresas do mundo, a audiência do Instagram ultrapassou a do Facebook no último trimestre de 2019. A conclusão é de um estudo feito pelo Socialbakers, dos Estados Unidos, e indica uma tendência de as empresas usarem cada vez mais o Instagram em detrimento do Facebook. Cabe observar que, do ponto de vista de concorrência, isso não representa necessariamente um conflito — as duas plataformas pertencem ao próprio Facebook.

Apesar de os times de marketing dessas 50 empresas terem feito mais publicações no Facebook, foi no Instagram que elas obtiveram mais resultado de engajamento. “Agora é oficial: o Instagram tem audiência maior que o Facebook no universo dessas 50 empresas. O resultado não foi uma surpresa. O que foi inesperado no quarto trimestre de 2019, no entanto, foi a queda relativa no engajamento durante o período de festas de fim de ano. Este é um aviso para as marcas de que elas precisam ter uma compreensão mais profunda de quais tipos de conteúdo seus públicos consideram mais atraente”, analisou Yuval Ben-Itzhak, CEO da Socialbakers.

Alguns setores tiveram desempenho mais animador do que outros. Por exemplo, a categoria de Serviços teve desempenho 66,7% melhor no Instagram no 4º trimestre de 2019 em relação ao trimestre anterior do mesmo ano. Por outro lado, a categoria Fashion teve queda de 19,4%.

A título de curiosidade, no aspecto demográfico as mulheres são maioria dos seguidores dessas 50 marcas de grande popularidade. Elas representam 58% do público no Instagram e 56,7% no Facebook.

Estudo do Socialbakers que levou em conta as 50 maiores empresas do mundo mostra que, embora elas tenham sido mais ativas no Facebook no último trimestre de 2019, foi no Instagram que o engajamento foi maior. Essa tendência deve se estender para as empresas de modo geral.

SIGA-NOS

9,705SeguidoresSeguir
36,825SeguidoresSeguir
Paula Tooths
Paula Tooths
Jornalista, produtora de TV e escritora, autora de sete títulos publicados no Reino Unido. | Londres - Miami

Jornalista estreia série de podcasts baseada em áudios do WhatsApp

Com temas variados, podcast é um formato de programa de áudio online, que existe há mais de uma década. Em tempos de pandemia, as...

Aline Mendes e Natália Carvalho fazem live sobre relacionamentos abusivos

Brasil - Goiânia, julho de 2020 - Nesta terça-feira 07 de julho, a partir das 19h00,  as professoras universitárias Aline F. Mendes e Natália...

Recorde histórico de calor no Círculo Ártico

As temperaturas no Círculo Polar Ártico provavelmente atingiram no sábado a maior temperatura já registrada na história, com escaldantes 38 graus na cidade siberiana...