“Amanhã eu começo”

Por

A armadilha da procrastinação para o emagrecimento

Veja como parar de adiar seu plano de perda de peso e finalmente atingir a forma física que você deseja

Imagine algo que você já quis mudar na sua vida, mas pensou na sequência: “Amanhã eu faço”. Pensou? Então agora responda: você cumpriu o planejado ou postergou sua meta por mais um dia (ou vários)?

Estudos revelam que essa atitude humana de procrastinar a mudança de hábitos tem um resultado: em 86% das vezes, nós não fazemos nada. Esse comportamento se reforça em mecanismos de recompensa bem conhecidos no cérebro. Em resumo, a repetição de um mesmo padrão nos dá segurança e uma sensação de conforto.

Na prática, você pensa: “Amanhã vou acordar cedo e caminhar para começar meu projeto de emagrecimento”. Mas, no dia seguinte, a preguiça e a chance de dormir um pouquinho a mais entregam um resultado agradável e conhecido. Como então quebrar esse ciclo?

Algumas atitudes ajudam a fazer um novo padrão pegar no tranco, assim por dizer. No exemplo acima, podemos combinar a caminhada com amigos ou até contratar um personal trainer. Esse compromisso assumido gerará a energia de ativação necessária para romper o ciclo anterior de preguiça.

Há ainda truques práticos e rápidos, que devem ser moldados caso a caso. No exemplo da caminhada matutina, uma boa é deixar seu celular (ou despertador) longe da cama. Isso porque, quando ele tocar — anunciando a hora de acordar —, você terá de se levantar para desligá-lo, o que minimiza o risco de cancelar a aula ou o encontro com os amigos.

Na alimentação, a lógica é a mesma. Imagine que você queira acabar com a mania de comer um chocolate todo dia após o jantar. Algumas dicas fáceis podem ser usadas: guarde o doce em algum lugar de difícil acesso trabalhoso (no alto de um armário, por exemplo). Se isso não for suficiente, coloque o chocolate em um pote fechado em cima do mesmo armário.

Fonte: Saude

SIGA-NOS

9,705SeguidoresSeguir
37,588SeguidoresSeguir
Paula Tooths
Paula Tooths
Jornalista, produtora de TV e escritora, autora de seis títulos publicados no Reino Unido. | Londres - Miami

Contratos e acordos entre empregador e empregados previstos na MP 927 requer atenção

Após decretar estado de calamidade pública em razão do coronavírus (covid-19), o Presidente da República publicou a Medida Provisória 927, como forma...

Retrocessos no Brasil e EUA

Alta comissária da ONU para os direitos humanos critica governos Bolsonaro e Trump por "andarem para trás" em termos de políticas ambientais,...

BOLETIM CORONAVÍRUS: EUA no combate ao Covid-19 | 100.000+ contagiados | 28/03/2020

*ATUALIZAÇÕES* • De acordo com a Organização Mundial de Saúde, já foram diagnosticados 597 mil pacientes com Coronavírus –...
UA-52555340-4