Quatro em cada cinco profissionais de saúde são mulheres

Por

78% dos quase quinze milhões de pessoas que exerciam como trabalhadores de saúde a finais de 2019 na União Europeia eram mulheres, e mais de um terço do total (36%) tinha mais de 50 anos, informou esta quinta-feira o escritório europeu de estatística Eurostat.

Os 14,7 milhões com empregos no setor da saúde na União Europeia representavam 7% de todas as pessoas com trabalho no bloco comunitário e quase 4% da população total.

Os empregos incluíam 1,9 milhões de médicos, 4,5 milhões de enfermeiros, parteiras e respetivos assistentes, 4,1 milhões de trabalhadores de cuidados pessoais e 4,1 milhões de profissionais não incluídas nas categorias acima referidas.

Do número total de trabalhadores no sector da saúde na UE, 36% tinha mais de 50, 35% entre 25 e 49 anos e 29% menos de 34.

Na Bulgária, Estónia e Letónia, mais de metade dos profissionais de saúde tinha mais de 50 anos, enquanto só Malta tinha 50% dos profissionais de saúde com menos de 34 anos.

Suécia (12%), Finlândia e Dinamarca (ambas 10%) apresentavam a maior proporção de trabalhadores de saúde, tanto em termos absolutos como em percentagem sobre a sua população, enquanto as taxas mais baixas verificavam-se na Polónia, Roménia, Chipre, Letónia, Bulgária, Hungria, Eslovénia e Luxemburgo.

Fonte: EFE

SIGA-NOS

9,705SeguidoresSeguir
36,236SeguidoresSeguir
Paula Tooths
Paula Tooths
Jornalista, produtora de TV e escritora, autora de oito títulos publicados no Reino Unido. | Londres - Miami

Curiosidades sobre o Halloween

Casas assombradas, abóboras perto da fogueira e a possibilidade de comer sua cota anual de doces em apenas um dia. É fácil ver porque...

Áustria: selo de papel higiênico

A Áustria lançou nesta sexta-feira (23/10) um selo especial feito de papel higiênico, no qual são lembradas as regras de distanciamento social em ilustrações...

Alemanha comemora os 80 anos do rei Pelé

FAZ: "O brasileiro perfeito" (23/10) Seu nome inesquecível, ele já ganhou nos tempos de escola. Como ele pronunciava o nome de seu jogador favorito – Bilé,...