Monday, June 21, 2021

Mini Territórios na Europa

Por

OS MENORES PAISES DA EUROPA

Hors concours: Luxemburgo

À risca, o grão-ducado que beira o importante rio Mosela não deveria fazer parte da lista dos microestados europeus, porque comparado com os realmente “pequeninos”, Luxemburgo é um gigante. Localizado entre Bélgica, Alemanha e França, o país possui 600 mil habitantes e uma área de quase 2.600 quilômetros quadrados – três vezes o tamanho de Berlim.

6º lugar: Andorra

Em área total, Andorra é o sexto menor Estado europeu soberano. O principado está localizado a mais de mil metros de altitude na cordilheira dos Pirineus, incrustado entre França e Espanha. Em comparação: Luxemburgo é mais de cinco vezes maior em área e quase oito vezes maior em população. Andorra conta com apenas 80 mil habitantes e um território de quase 470 quilômetros quadrados.

5º lugar: Malta

Malta é um país insular no Mar Mediterrâneo, perto da Sicília. Embora a república, com seus 320 quilômetros quadrados, seja menor que Andorra (e levemente maior que a cidade brasileira de Fortaleza), sua população bate todos os outros Estados anões europeus. Com 460 mil habitantes, chega perto de Luxemburgo. Os malteses vivem em três ilhas: a ilha principal de Malta, Gozo e Comino.

4º lugar: Liechtenstein

Seus 160 quilômetros quadrados de área – metade do território de Malta – fazem de Liechtenstein o quarto menor microestado europeu. O principado tem apenas 40 mil habitantes, e, localizado entre a Áustria e a Suíça, não é de surpreender que a língua oficial seja o alemão. A foto mostra o Castelo de Vaduz, residência oficial do príncipe de Liechtesntein.

3º lugar: San Marino

San Marino é a república mais antiga existente no mundo e está localizada na cordilheira dos Apeninos, no meio da Itália. Com apenas 60 quilômetros quadrados, tem o tamanho de Manhattan. Seus cerca de 34 mil habitantes falam italiano, e mais de 90% deles são católicos – nesse quesito, ainda perde para o primeiro lugar desta lista, também cercado por território italiano.

1º lugar: Vaticano

O Vaticano não é apenas o menor Estado da Europa, mas também do mundo – por área e população. Quase mil pessoas vivem em apenas 0,44 quilômetro quadrado – tamanho semelhante à Oktoberfest de Munique. O Vaticano é o único Estado do mundo que tem o latim como língua oficial. É também o único que se encontra dentro de uma cidade: Roma. Naturalmente, o chefe de Estado do Vaticano é o papa.

Fonte:DW

SIGA-NOS

9,705SeguidoresSeguir
35,137SeguidoresSeguir
Paula Tooths
Jornalista, produtora de TV e escritora, autora de oito títulos publicados no Reino Unido. | Londres - Miami