Mini Territórios na Europa

Por

OS MENORES PAISES DA EUROPA

Hors concours: Luxemburgo

À risca, o grão-ducado que beira o importante rio Mosela não deveria fazer parte da lista dos microestados europeus, porque comparado com os realmente “pequeninos”, Luxemburgo é um gigante. Localizado entre Bélgica, Alemanha e França, o país possui 600 mil habitantes e uma área de quase 2.600 quilômetros quadrados – três vezes o tamanho de Berlim.

6º lugar: Andorra

Em área total, Andorra é o sexto menor Estado europeu soberano. O principado está localizado a mais de mil metros de altitude na cordilheira dos Pirineus, incrustado entre França e Espanha. Em comparação: Luxemburgo é mais de cinco vezes maior em área e quase oito vezes maior em população. Andorra conta com apenas 80 mil habitantes e um território de quase 470 quilômetros quadrados.

5º lugar: Malta

Malta é um país insular no Mar Mediterrâneo, perto da Sicília. Embora a república, com seus 320 quilômetros quadrados, seja menor que Andorra (e levemente maior que a cidade brasileira de Fortaleza), sua população bate todos os outros Estados anões europeus. Com 460 mil habitantes, chega perto de Luxemburgo. Os malteses vivem em três ilhas: a ilha principal de Malta, Gozo e Comino.

4º lugar: Liechtenstein

Seus 160 quilômetros quadrados de área – metade do território de Malta – fazem de Liechtenstein o quarto menor microestado europeu. O principado tem apenas 40 mil habitantes, e, localizado entre a Áustria e a Suíça, não é de surpreender que a língua oficial seja o alemão. A foto mostra o Castelo de Vaduz, residência oficial do príncipe de Liechtesntein.

3º lugar: San Marino

San Marino é a república mais antiga existente no mundo e está localizada na cordilheira dos Apeninos, no meio da Itália. Com apenas 60 quilômetros quadrados, tem o tamanho de Manhattan. Seus cerca de 34 mil habitantes falam italiano, e mais de 90% deles são católicos – nesse quesito, ainda perde para o primeiro lugar desta lista, também cercado por território italiano.

1º lugar: Vaticano

O Vaticano não é apenas o menor Estado da Europa, mas também do mundo – por área e população. Quase mil pessoas vivem em apenas 0,44 quilômetro quadrado – tamanho semelhante à Oktoberfest de Munique. O Vaticano é o único Estado do mundo que tem o latim como língua oficial. É também o único que se encontra dentro de uma cidade: Roma. Naturalmente, o chefe de Estado do Vaticano é o papa.

Fonte:DW

SIGA-NOS

9,705SeguidoresSeguir
36,569SeguidoresSeguir
Paula Tooths
Paula Tooths
Jornalista, produtora de TV e escritora, autora de sete títulos publicados no Reino Unido. | Londres - Miami

28 Patas Furiosas apresenta 2º mOno_festival

A 2ª edição do mOno_festival recebeu 208 inscrições de 14 estados do Brasil e uma do exterior. Foram selecionados seis espetáculos solo, um espetáculo inédito de...

Time

Time… Oh time will come and time will go but for people like me time runs slow. There was time as a youngster I would wander...

Belgo Talks Agro discute o poder e os desafios femininos no agronegócio

Os desafios e as conquistas das mulheres no agronegócio foram temas da live Belgo Talks Agro, promovida pela Belgo Bekaert, empresa líder e referência...