Coronavírus: álcool gel funciona?

Por

Devido ao medo de um possível contágio, o gel antibacteriano tem vindo a tornar-se nos últimos tempos um bem precioso. A demanda disparou em todo o mundo e mesmo em Portugal o produto já está esgotado na maioria das farmácias e superfícies comerciais. 

Mas o desinfetante para as mãos é realmente eficaz?

De acordo com uma reportagem divulgada pela BBC, tanto o Serviço Nacional de Saúde (NHS) no Reino Unido quanto os Centros de Controlo de Doenças (CDC) nos Estados Unidos sublinham que a melhor maneira de prevenir a doença é evitar a exposição ao vírus.

Nesse sentido, estas entidades acreditam que sempre que possível os indivíduos devem adotar algumas medidas de prevenção contra o novo coronavírus, desde tapar a boca com um lenço de papel ao tossir ou espirrar e deitá-lo de seguida no lixo.

Adicionalmente, ambas as agências de saúde advertem para a necessidade de lavar as mãos frequentemente com água e sabão, sobretudo após ir ao WC, antes de comer e depois de assoar o nariz, tossir ou espirrar.

De modo a lavar as mãos adequadamente os indivíduos devem demorar pelo menos 20 segundos e o sabão ou sabonete deve cobrir as palmas e as costas das mãos e entre os dedos.

Relativamente ao gel antibacteriano, o CDC considera: “use desinfetante para as mãos quando água e sabão não estiverem disponíveis”, acrescentando que “lavar as mãos com água e sabão é a melhor maneira de se livrar de germes na maioria das situações”.

“Se água e sabão não estiverem disponíveis, pode usar um desinfetante para as mãos que contenha pelo menos 60% de álcool”, informa a entidade norte-americana. “Pode saber se o desinfetante contém pelo menos 60% de álcool verificando o rótulo do produto”, afirma o CDC.

Como aplicar o gel antibacteriano?

O CDC recomenda aplicar o produto na palma da mão e espalhá-lo pelas duas mãos. O gel deve ser aplicado em todas as superfícies das mãos e dedos até secar. Este procedimento deve durar aproximadamente 20 segundos.

Fonte:NM

SIGA-NOS

9,705SeguidoresSeguir
36,832SeguidoresSeguir
Paula Tooths
Paula Tooths
Jornalista, produtora de TV e escritora, autora de sete títulos publicados no Reino Unido. | Londres - Miami

MEC estuda restabelecer cotas na pós-graduação

O Ministério da Educação (MEC) tornou sem efeito uma portaria, assinada pelo ex-ministro Abraham Weintraub, que acabava com cotas para negros, indígenas e pessoas com...

A Alemanha colonialista

"Nosso futuro está na água" Sob o chanceler Otto von Bismarck, o Império Alemão estabeleceu colônias nos atuais territórios da Namíbia, Camarões, Togo, partes da...

Coronavírus: Indígenas no Amazonas isolados para fugir da contaminação

A iminente chegada do coronavírus fez com que cerca de 150 indígenas procurassem refúgio no seio da Floresta Amazónica para evitar o contágio entre...