75 anos do final da II Guerra Mundial

Por

O arquipélago japonês de Okinawa recordou esta terça-feira, através de atos com baixo perfil, de modo a evitar contágios, o 75º aniversário do final da dura batalha homónima da II Guerra Mundial entre americanos e japoneses, que causou cerca de 200.000 mortes.

A cerimónia anual foi realizada no Parque Memorial da Paz de Itoman, localidade no sul principal ilha de Okinawa que foi palco do final da batalha, e apenas estiveram presentes convidados que vivem na própria província, informou a agência de notícias japonesa Kyodo.

Estava previsto que o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe; os autarcas de Hiroshima e Nagasaki e um representante da ONU fossem ao ato, mas as restrições para evitar a propagação da COVID-19 obrigaram que apenas estivessem presentes através de mensagens de vídeo enviadas para a ocasião.

A Batalha de Okinawa foi a única invasão terrestre dos EUA ao Japão durante a Segunda Guerra Mundial e aconteceu poucos meses antes do lançamento das bombas atómicas sobre Hiroshima e Nagasaki que levou à rendição total do país asiático.

O sangrento confronto durou três meses e custou a vida de um em cada quatro cidadãos de Okinawa, cerca de 94.000 no total.

Os funcionários do pequeno arquipélago utilizam frequentemente o aniversário para salientar o pesado fardo ainda suportado por Okinawa, que acolhe cerca de 75% das bases militares americanas no Japão.

Estas instalações, que ocupam um quinto da ilha principal, foram construídas em terrenos expropriados durante o período de ocupação americana que durou até 1972, mais duas décadas do que no resto do país asiático.

O plano proposto pelo governo central do Japão consiste em deslocar as bases militares para uma área menos povoada dentro do mesmo arquipélago, mas o bloco que se opõe a esse projeto manteve uma maioria na assembleia regional nas eleições realizadas este mês.

Fonte: EFE

SIGA-NOS

9,705SeguidoresSeguir
36,569SeguidoresSeguir
Paula Tooths
Paula Tooths
Jornalista, produtora de TV e escritora, autora de sete títulos publicados no Reino Unido. | Londres - Miami

Time

Time… Oh time will come and time will go but for people like me time runs slow. There was time as a youngster I would wander...

Belgo Talks Agro discute o poder e os desafios femininos no agronegócio

Os desafios e as conquistas das mulheres no agronegócio foram temas da live Belgo Talks Agro, promovida pela Belgo Bekaert, empresa líder e referência...

Alimentação diminui em até 15% a mortalidade por câncer de mama, aponta estudo

Acúmulo de gordura visceral no tronco pode aumentar riscos de morte por câncer de mama após a menopausa. Estudo mostra que alimentação baixa em...