75 anos do final da II Guerra Mundial

Por

O arquipélago japonês de Okinawa recordou esta terça-feira, através de atos com baixo perfil, de modo a evitar contágios, o 75º aniversário do final da dura batalha homónima da II Guerra Mundial entre americanos e japoneses, que causou cerca de 200.000 mortes.

A cerimónia anual foi realizada no Parque Memorial da Paz de Itoman, localidade no sul principal ilha de Okinawa que foi palco do final da batalha, e apenas estiveram presentes convidados que vivem na própria província, informou a agência de notícias japonesa Kyodo.

Estava previsto que o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe; os autarcas de Hiroshima e Nagasaki e um representante da ONU fossem ao ato, mas as restrições para evitar a propagação da COVID-19 obrigaram que apenas estivessem presentes através de mensagens de vídeo enviadas para a ocasião.

A Batalha de Okinawa foi a única invasão terrestre dos EUA ao Japão durante a Segunda Guerra Mundial e aconteceu poucos meses antes do lançamento das bombas atómicas sobre Hiroshima e Nagasaki que levou à rendição total do país asiático.

O sangrento confronto durou três meses e custou a vida de um em cada quatro cidadãos de Okinawa, cerca de 94.000 no total.

Os funcionários do pequeno arquipélago utilizam frequentemente o aniversário para salientar o pesado fardo ainda suportado por Okinawa, que acolhe cerca de 75% das bases militares americanas no Japão.

Estas instalações, que ocupam um quinto da ilha principal, foram construídas em terrenos expropriados durante o período de ocupação americana que durou até 1972, mais duas décadas do que no resto do país asiático.

O plano proposto pelo governo central do Japão consiste em deslocar as bases militares para uma área menos povoada dentro do mesmo arquipélago, mas o bloco que se opõe a esse projeto manteve uma maioria na assembleia regional nas eleições realizadas este mês.

Fonte: EFE

SIGA-NOS

9,705SeguidoresSeguir
36,236SeguidoresSeguir
Paula Tooths
Paula Tooths
Jornalista, produtora de TV e escritora, autora de oito títulos publicados no Reino Unido. | Londres - Miami

Curiosidades sobre o Halloween

Casas assombradas, abóboras perto da fogueira e a possibilidade de comer sua cota anual de doces em apenas um dia. É fácil ver porque...

Áustria: selo de papel higiênico

A Áustria lançou nesta sexta-feira (23/10) um selo especial feito de papel higiênico, no qual são lembradas as regras de distanciamento social em ilustrações...

Alemanha comemora os 80 anos do rei Pelé

FAZ: "O brasileiro perfeito" (23/10) Seu nome inesquecível, ele já ganhou nos tempos de escola. Como ele pronunciava o nome de seu jogador favorito – Bilé,...