Quem é Joana Vasconcelos?

Por

Joana Vasconcelos foi a primeira mulher e a artista mais jovem a exibir no Palácio de Versalhes e expôs, entre outros, no Museu Guggenheim de Bilbau, razões que não a limitaram na ampliação da sua criatividade ao design de interiores, reinventando peças icónicas e funcionais de uso diário.

Vasconcelos é uma das principais artistas plásticas do design internacional, com criações que questionam o lugar da mulher no mundo contemporâneo, e agora também criadora de peças emblemáticas de uma companhia com muita história no mundo da decoração.

A criatividade da artista portuguesa, baseada na tradição artesanal, procura refletir “o papel da mulher” em diferentes aspetos da vida, tendo sido precisamente essa sua visão particular que levou a companhia de mobiliário francesa Roche Bobois a pedir-lhe a colaboração para celebrar o 60º aniversário da marca com as suas criações.

Casualmente, há um ano, Joana Vasconcelos descobriu que uma das peças icónicas da empresa francesa, o sofá Mah Jong, desenhado por Hans Hopfer, foi criado em 1971, curiosamente o ano do seu nascimento, uma data que consolidou um projeto de parceria entre ambos.

“Ao propor à Joana Vasconcelos colaborar connosco pretendíamos duas coisas: dar voz a uma artista contemporânea comovente e desconcertante e propor-lhe um campo de expressão inusitado, o objeto funcional”, disse Nicolas Roche, diretor das coleções contemporâneas da casa.

Mas, sobretudo, oferecer uma coleção “criativa, extravagante e deliciosa, uma versão otimista e pouco convencional da arte de viver” expressada pelos olhos da artista, explica Roche.

A partir de aí, a marca cedeu à artista seis das suas criações para que ela as reinterpretasse: duas cadeiras Ava, os cadeirões Lady B e Nuage, as mesas Sismic e Cute Cut, assim como uma composição do icónico Mah Jong.

Vasconcelos assumiu o desafio de conceber peças destinadas a interagir com um público mais amplo, traduzindo assim os seus temas e questões em objetos do quotidiano para oferecer a sua visão do mundo aplicada ao design de espaços vivos, assinala a firma.

O resultado foi peças multifuncionais que são “divertidas, deliciosas e otimistas”, segundo comenta a artista.

“Quando olho para estes elementos com as suas curvas e linhas sinuosas, vejo um conjunto de formas adaptadas aos interiores. Módulos nos quais queria que os seus donos se apropriassem dos elementos, que se divertissem com eles, mantendo ao mesmo tempo uma sensação de conforto e alegria de viver”, disse Vasconcelos.

A designer propõe um conjunto de sofás de formas fluidas e orgânicas que se compõem e complementam entre si, em tons frescos, ácidos ou profundos junto ao preto e branco. Os encostos são móveis e independentes.

A coleção inclui o desenho de três tapetes com desenhos originais da artista, assim como almofadas baseadas nos desenhos da mesma, impressos e bordados, com a fantasia e exuberância cromática específica do trabalho de Joana Vasconcelos.

Fonte: EFE

SIGA-NOS

9,705SeguidoresSeguir
36,569SeguidoresSeguir
Paula Tooths
Paula Tooths
Jornalista, produtora de TV e escritora, autora de sete títulos publicados no Reino Unido. | Londres - Miami

Time

Time… Oh time will come and time will go but for people like me time runs slow. There was time as a youngster I would wander...

Belgo Talks Agro discute o poder e os desafios femininos no agronegócio

Os desafios e as conquistas das mulheres no agronegócio foram temas da live Belgo Talks Agro, promovida pela Belgo Bekaert, empresa líder e referência...

Alimentação diminui em até 15% a mortalidade por câncer de mama, aponta estudo

Acúmulo de gordura visceral no tronco pode aumentar riscos de morte por câncer de mama após a menopausa. Estudo mostra que alimentação baixa em...