Com certificado de participação, é voltado para estudantes, professores, artistas, curadores, psicólogos, jornalistas, críticos de arte e pessoas interessadas no assunto, não é necessário conhecimento prévio
Adelina Instituto, traz no dia 27 de agosto, quinta-feira, das 18h às 19h30, a palestra de Arte e Psicanálise Adriana Varejão, através de uma plataforma online disponibilizado aos alunos.
O formato de curso online, devido ao momento de pandemia do coronavírus, com o objetivo de manter aos alunos e interessados a continuidade de suas atividades frequentes no instituto, ao mesmo tempo que cumpre a recomendação do Ministério da Saúde e a Organização Mundial Saúde (OMS), de isolamento social resguardando a segurança de todos.
Sobre a Palestra
Se a arte é capaz de descentrar um tanto, a psicanálise pode nos oferecer pistas do sujeito e do tempo a partir de uma reflexão crítica. Ao mesmo tempo que abordaremos autores da psicanálise e da filosofia que se deixaram transformar, movendo-se pelo campo da teoria e da vida. A partir de seis artistas que trabalharam no corpo aquilo que se escreve – entre o singular e o comum. Esta palestra será a partir das obras da artista Adriana Varejão.
Os trabalhos de Adriana Varejão resgatam e cruzam diferentes histórias, tecendo múltiplas narrativas e referências. Nesse repertório híbrido e polifônico, um elemento atravessa toda a obra de Varejão: o corpo, seja rasgado, cortado, dilacerado, esquartejado, seja em fragmentos, em pedaços. O corpo é revelado enquanto pele e carne da pintura, habitando os interiores da arquitetura e descoberto em suas ruínas.
Quem irá conduzir?
Bianca Coutinho Dias é psicanalista, crítica de arte, autora do livro “Névoa e assobio”, fez história da arte na Faap e é mestre em estudos contemporâneos das artes pela Universidade Federal Fluminense, coordena o Cine Cult USP-RP e é pesquisadora em arte e psicanálise.
Sobre o Adelina Instituto
Em abril de 2017, o empresário Fabio Luchetti criou o projeto Adelina, no Bairro Perdizes. Com ampla atuação no circuito de arte e educação contemporâneas, o projeto promove a difusão, produção e compartilhamento de conhecimento, por meio de encontros, debates, oficinas, publicações, além de cursos interdisciplinares, exposições de artistas contemporâneos e ações extramuros. O objetivo do projeto é firmar-se como um espaço para a concepção, formação e difusão da arte. Em suas muitas ações, a ideia é atingir os mais diversos perfis, favorecendo o intercâmbios entre artistas, curadores e amantes da arte. Desde a sua fundação, a Adelina pretende aproximar a arte e educação, como um apoio e de forma colaborativa na formação livre de públicos variados, entre os quais estão professores da rede de ensino público, estudantes, crianças, adolescentes e idosos.
Serviço:
Data: 27 de agosto de 2020 – quinta-feira – das 18h às 19h30
Local: Online por meio da plataforma ZOOM, que será disponibilizada um dia anterior a aula.
Cadastre-se gratuitamente no site www.zoom.us ou baixe o aplicativo zoom no celular ou tablet.
A aula será gravada e disponibilizada para quem não estiver presente.
Investimento: R$ 70,00
Ofereceremos certificado de participação
Inscrições pelo site www.sympla.com.br/adelina