Adelina Instituto traz a palestra Arte e Psicanálise Adriana Varejão

Por

Com certificado de participação, é voltado para estudantes, professores, artistas, curadores, psicólogos, jornalistas, críticos de arte e pessoas interessadas no assunto, não é necessário conhecimento prévio

 

Adelina Instituto, traz no dia 27 de agosto, quinta-feira, das 18h às 19h30, a palestra de Arte e Psicanálise Adriana Varejão, através de uma plataforma online disponibilizado aos alunos.

 

O formato de curso online, devido ao momento de pandemia do coronavírus, com o objetivo de manter aos alunos e interessados a continuidade de suas atividades frequentes no instituto, ao mesmo tempo que cumpre a recomendação do Ministério da Saúde e a Organização Mundial Saúde (OMS), de isolamento social resguardando a segurança de todos.

Sobre a Palestra

 

Se a arte é capaz de descentrar um tanto, a psicanálise pode nos oferecer pistas do sujeito e do tempo a partir de uma reflexão crítica. Ao mesmo tempo que abordaremos autores da psicanálise e da filosofia que se deixaram transformar, movendo-se pelo campo da teoria e da vida. A partir de seis artistas que trabalharam no corpo aquilo que se escreve – entre o singular e o comum. Esta palestra será a partir das obras da artista Adriana Varejão.

Os trabalhos de Adriana Varejão resgatam e cruzam diferentes histórias, tecendo múltiplas narrativas e referências. Nesse repertório híbrido e polifônico, um elemento atravessa toda a obra de Varejão: o corpo, seja rasgado, cortado, dilacerado, esquartejado, seja em fragmentos, em pedaços. O corpo é revelado enquanto pele e carne da pintura, habitando os interiores da arquitetura e descoberto em suas ruínas.

Quem irá conduzir?

 

Bianca Coutinho Dias é psicanalista, crítica de arte, autora do livro “Névoa e assobio”, fez história da arte na Faap e é mestre em estudos contemporâneos das artes pela Universidade Federal Fluminense, coordena o Cine Cult USP-RP e é pesquisadora em arte e psicanálise.

Sobre o Adelina Instituto

Em abril de 2017, o empresário Fabio Luchetti criou o projeto Adelina, no Bairro Perdizes. Com ampla atuação no circuito de arte e educação contemporâneas, o projeto promove a difusão, produção e compartilhamento de conhecimento, por meio de encontros, debates, oficinas, publicações, além de cursos interdisciplinares, exposições de artistas contemporâneos e ações extramuros. O objetivo do projeto é firmar-se como um espaço para a concepção, formação e difusão da arte. Em suas muitas ações, a ideia é atingir os mais diversos perfis, favorecendo o intercâmbios entre artistas, curadores e amantes da arte. Desde a sua fundação, a Adelina pretende aproximar a arte e educação, como um apoio e de forma colaborativa na formação livre de públicos variados, entre os quais estão professores da rede de ensino público, estudantes, crianças, adolescentes e idosos.

Serviço:

Data:  27 de agosto de 2020 – quinta-feira – das 18h às 19h30

Local: Online por meio da plataforma ZOOM, que será disponibilizada um dia anterior a aula.

Cadastre-se gratuitamente no site www.zoom.us ou baixe o aplicativo zoom no celular ou tablet.

A aula será gravada e disponibilizada para quem não estiver presente.

 Investimento: R$ 70,00

 Ofereceremos certificado de participação

Inscrições pelo site www.sympla.com.br/adelina

SIGA-NOS

9,705SeguidoresSeguir
36,378SeguidoresSeguir
Redação
Redação
Desde 1998, com foco numa maior oferta de conteúdo relevante e de interesse público, o Grupo A Hora é uma agência de noticias, ciente das preocupações da comunidade.

SOLIDARIEDADE EM TEMPOS DE PANDEMIA UNE COMUNIDADE LATINA DO EXTERIOR

A pandemia do novo Coronavírus (COVID-19) trouxe à tona diversas reações em todo o mundo. Algumas comunidades latinas, por exemplo, contaram com personalidades que...

Justiça do Trabalho proíbe prefeitura de Cuiabá de assédio moral a profissionais da saúde

Após uma denúncia  do Sindicato dos Médicos de Mato Grosso (Sindimed -MT) de prática de assédio moral e perseguições com transferências de médicos  e...

Rally RN1500: “Foi um belo desafio”, diz Cristiano Rocha

Prova com roteiro entre a Paraíba e o Rio Grande do Norte contou pontos para o Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country Brasil, Mossoró (RN),...