Como montar um planejamento financeiro

Por

Especialista dá dicas para montar um plano e destaca que disciplina é essencial

Alexandre Santiago começou a empreender dando aulas de informática e montando computadores, desde então ele deu consultoria, foi professor em diferentes áreas e atuou com administração de empresas. Foi a partir dessa experiência como autônomo que ele despertou o sentimento de cuidar de suas finanças pessoais. “Como minha renda sempre foi muito variável, eu tinha que ter um planejamento financeiro bem definido. Desde os 14 anos, eu já utilizava uma planilha para ter total controle dos ganhos e gastos”, explica.

Ele conta que foi fundamental ter esse planejamento para conquistar seus objetivos financeiros. A paixão pelas finanças foi tão grande que, após ajudar amigos e familiares a organizarem seus orçamentos, ele resolveu seguir a carreira de Planejador Financeiro Pessoal.

Para montar um planejamento, Alexandre explica que o primeiro passo é identificar no orçamento limites. Para isso, é importante estabelecer uma média mensal de gastos nas principais categorias de despesa, como alimentação, transportes, serviços e saúde. Para descobrir esse limite é preciso analisar seu estilo de vida, características de consumo e poder aquisitivo.

Ele também frisa que é importante guardar parte da sua renda para montar uma reserva financeira ou realizar investimentos, pensando no curto, médio e longo prazo. “O ideal é que esse planejamento de gastos por categoria some no total, no máximo, 80% da renda, para que os outros 20% possam ser poupados. Mas, como tudo nas finanças, é preciso avaliar cada caso e perfil”.

Para fazer esse planejamento e garantir que ele será seguido, Alexandre comenta que a disciplina é fundamental. “Você pode anotar em um caderno, no bloco de notas do celular, em uma planilha de Excel ou em um aplicativo de gestão de finanças. Eu utilizo e indico para os meus clientes o uso da Mobills, plataforma que permite definir essas metas e que envia um alerta quando o usuário atinge o limite de consumo pré estabelecido”.

SIGA-NOS

9,705SeguidoresSeguir
36,125SeguidoresSeguir
Paula Tooths
Paula Tooths
Jornalista, produtora de TV e escritora, autora de oito títulos publicados no Reino Unido. | Londres - Miami

Thanksgiving Day – o feriado Americano que comemora o Dia de Ação de Graças

Nos Estados Unidos Tudo começou em 1620, quando um pouco mais de 100 "Pilgrims", ou peregrinos, povos nativos da Inglaterra embarcaram para a América num...

13.ª Festa do Cinema Italiano

A 13.ª Festa do Cinema Italiano, adaptada aos tempos de pandemia da covid-19, arranca na quarta-feira em Lisboa, com a exibição de “Pinóquio”, de...

Home office: deveria ser um direito?

A possibilidade de trabalhar à distância 24 dias por ano – é isso que o ministro alemão do Trabalho, Hubertus Heil, quer para os...