Saturday, January 23, 2021

Thanksgiving Day – o feriado Americano que comemora o Dia de Ação de Graças

Por

Nos Estados Unidos

Tudo começou em 1620, quando um pouco mais de 100 “Pilgrims”, ou peregrinos, povos nativos da Inglaterra embarcaram para a América num navio chamado ‘Mayflower”. Uma longa viagem de mais de 60 dias, num pequeno espaço, muito frio, pouca comida e doenças até que a terra foi avistada no dia 10 de novembro. Chegaram em Plymouth, no estado de Massachusetts. O primeiro inverno dos Peregrinos na América foi devastador. O frio, neve e granizo eram excepcionalmente pesados, interferindo no trabalho de assentamento de suas casas e na plantação. Menos de 50 britânicos sobreviveram ao primeiro inverno.

Com a ajuda de alguns índios, nativos da região, os peregrinos aprenderam a extrair a seiva da árvore Maple, aprenderam a identificar plantas venenosas e plantas medicinais, aprenderam sobre o plantio do milho e outras culturas. Com essa ajuda fundamental, os peregrinos tiveram a melhor colheita, puderam estocar alimentos para enfrentar o próximo e longo inverno.

O dia 29 de novembro daquele ano foi proclamado o dia de ação de graças e acredita-se que esta data foi o verdadeiro primeiro Thanksgiving Day , dia de Ação de Graças.

O Thanksgiving era celebrado anualmente após cada colheita.

Durante a Revolução Americana no fim de 1770, um dia de ação de graças nacional foi sugerido pelo Congresso Continental. Em 1817, o estado de Nova York adotou o Thanksgiving Day como um costume anual.

Em meados do século XIX, muitos outros estados passaram a celebrar também o Thanksgiving Day. Em 1863, o Presidente Abraham Lincoln designou um dia nacional de ação de graças. Desde então, o dia em que cai a quarta quinta-feira do mês de Novembro é considerado feriado do Thanksgiving por todos os presidentes dos Estados Unidos.

O Thanksgiving é um dos mais importantes feriados americanos, quando as familias se reunem num almoço, cujo cardápio consiste em peru recheado, torta ou purê de abóbora, vegetais, batatas assadas e milho. Geralmente o chefe da familia faz uma oração no momento da refeição para agradecer pelo alimento. Costuma-se também convidar um amigo para jantar com a familia.

Em várias cidades americanas, celebra-se o Thanksgiving Day com desfiles pelas ruas, com os personagens da história da colonização Americana. Grandes lojas de departamentos, como a Macy’s promove em Nova York há mais de 90 anos a Thanksgiving Paradeuma das mais lindas paradas com balões infláveis de mais de 30 metros de altura.

No Canadá

O primeiro dia oficial do Thanksgiving realizado no Canadá foi festejado em 5 de abril de 1872, tendo sido reconhecido como feriado nacional pelo Parlamento Canadense em 1879. Porém em 1957, o Governo Canadense instituiu a 2ª feira da segunda semana de outubro como o Thanksgiving Day.   

SIGA-NOS

9,705SeguidoresSeguir
36,066SeguidoresSeguir
Paula Tooths
Paula Tooths
Jornalista, produtora de TV e escritora, autora de oito títulos publicados no Reino Unido. | Londres - Miami