Saturday, February 27, 2021

O turismo de Goiânia ganha um novo gestor

Por

A cidade de Goiânia, localizada no Centro-Oeste brasileiro e que segundo o censo de 2020, tinha uma projeção para mais de 1,5 milhão de habitantes, tem um novo gestor no que diz respeito as pastas de Lazer, Eventos e Turismo.

Para conhecer o perfil e um pouco mais sobre a cidade, a jornalista Paula Tooths, bateu um papo com o novo presidente da AGETUL, Valdery José da Silva Júnior, ele é formado em Marketing Político e Eleitoral e Administração.

Valdery Jr. como é popularmente conhecido,  é uma pessoa simples, jovem e nos disse nesta entrevista como será sua gestão como Presidente da Agência Municipal de Turismo, Eventos e Lazer – AGETUL.

Paula Toots – A AGETUL é gestora de quantas pastas?

Valdery Júnior – A Agência Municipal de Turismo, Eventos e Lazer, é gestora de seis pastas, o Parque Mutirama um dos maiores da América Latina, Zoológico de Goiânia, Clube do Povo, Clube Morada Nova, Diretoria de Turismo, Diretoria de Eventos e Lazer .

Paula Tooths – Você poderia falar de cada uma dessas pastas para que as pessoas que estejam lendo esta matéria, tenham noção da magnitude dessa estrutura?

Valdery Júnior – Sim, claro, o Parque Mutirama é um parque público, com entrada gratuita e fica localizado no centro da cidade em uma área verde de mais de 2 hectares, conta hoje com 22 atrações e capacidade para receber até 15 mil pessoas por dia, porém com o advento da pandemia COVID-19, o parque está funcionando apenas de terça-feira a domingo, das 10 horas às 16 horas, com o número máximo de 1.000 pessoas por dia dentro do parque.

O zoológico de Goiânia tem uma área verde com  200.000 m², recebe um público total por ano incluindo escolas, de 350.000 mil pessoas, sendo que com a pandemia, reduzimos o número máximo de 2.000 mil pessoas por dia.

O clube do Povo é um espaço de lazer popular, onde as pessoas não precisam pagar entrada, o espaço contém quatro piscinas, um ginásio de esportes coberto, com quadra de futebol de salão e para a prática de vôlei, além de ofertar aulas de dança e artes marciais. Com a pandemia, as visitações no clube estão suspensas até que as autoridades de saúde e da Vigilância Sanitária, autorizem sua reabertura com segurança.

O Clube Morada Nova, tem uma estrutura menor, não tem piscinas, mas contém quadras de esportes, e uma área verde para lazer, o espaço é utilizado também para aulas de um dos programas da AGETUL, o Caminhando com Saúde e Vida Ativa.

A Diretoria de Eventos e Lazer, está dividida em duas sub-pastas, a de Eventos é a grande responsável pelos eventos realizados na cidade, como checagem do local, pericia para averiguar as condições de segurança à população e é quem dá as autorizações para que o evento possa ser realizado, já a pasta do Lazer é responsável pelos Programas Vida Ativa, Vida Ativa em Casa e Caminhando com Saúde, programas estes desenvolvidos pelos analistas da pasta, onde são realizadas atividades físicas em vários parques da cidade, com o advento da pandemia, as atividades presenciais foram suspensas tanto no Eventos como no Lazer, sendo que os Programas Vida Ativa e Caminhando com Saúde, foram readaptados para plataforma online, onde as aulas e exercícios físicos são gravados e disponibilizados aos alunos.

A pasta do turismo é um dos nossos maiores desafios, muitas pessoas questionam qual turismo existe em Goiânia, o que tem para fazer em Goiânia, e eu respondo: muita coisa. A cidade que tem mais de um milhão e meio de habitantes, tem uma ampla estrutura para receber os visitantes que chegam à cidade, seja a passeio, visitando, a trabalho ou por turismo.

Goiânia conta com um aeroporto que agora está chancelado como internacional, e já no desembarque, os visitantes se deparam com uma de nossas unidades chamadas de Centro de Atendimento ao Turista, onde são dadas boas-vindas a quem passa por lá e oferecido roteiros disponíveis pela cidade nos idiomas português, inglês e espanhol, mostrando o que Goiânia tem de melhor. Além do aeroporto, existem unidades do Centro de Atendimento ao Turista na Rodoviária de Goiânia e um terceiro na antiga Estação Ferroviária, local turístico da cidade.

Paula Tooths – Você disse que em Goiânia há muita coisa para fazer, pode exemplificar ou enumerá-las para quem deseja visitar a cidade e não conhece, possa saber o que fazer?

Valdery Júnior Sim, temos o turismo gastronômico com as comidas típicas regionais, quem visita Goiânia e não experimenta uma Pamonha, um Frango Caipira ou um Arroz com Pequi, não visitou a nossa gastronomia regional.

A cidade conta com mais de 10 parques urbanos com lagos artificias e ampla área verde para caminhadas, passeios e piqueniques.

Goiânia é uma das capitais que mais tem arquitetura Art Déco, são vinte e dois edifícios e monumentos espalhados pela capital que já foram tombados como patrimônio pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Para quem vem a cidade fazer negócios, Goiânia é contemplado com uma enorme gama de hotéis muito bem estruturados, com valores que cabem no bolso e no gosto de cada visitante.

Para àqueles que gostam de eventos e bares, a cidade é recheada de bares badalados, com os mais diversos estilos musicais, além dos festivais nacionais que a cidade promove, atraindo pessoas de todo o país.

E para quem vem comprar, Goiânia tem o maior polo confeccionista a céu aberto, com as feiras especiais, citando duas delas como exemplo: a Feira da Lua e a Feira Hippie, além da região da 44,  que hoje é conhecida por todo o Brasil.

Mas o que há de melhor na cidade para receber as pessoas que a visitam, é o carisma e a hospitalidade do povo Goianiense.

Paula Tooths – O que a população de Goiânia pode esperar de sua gestão frente a AGETUL?

Valdery Júnior – Podem esperar compromisso, responsabilidade, vontade de fazer e de realizar, não irei decepcionar a indicação do prefeito Maguito Vilela e Rogério Cruz, assim como não irei decepcionar principalmente aos goianienses e àquelas pessoas que me confiaram esta tarefa, Goiânia pode esperar muito da AGETUL nesta gestão.

SIGA-NOS

9,705SeguidoresSeguir
36,066SeguidoresSeguir
Paula Tooths
Paula Tooths
Jornalista, produtora de TV e escritora, autora de oito títulos publicados no Reino Unido. | Londres - Miami