Friday, August 6, 2021

Chef ensina receita de Risoni com Polvo para servir no almoço de Páscoa

Por

A Páscoa é uma tradição Cristã, a data é comemorada anualmente contando 40 dias após o Carnaval e tem como significado a Ressurreição de Jesus.

O Risoni é uma comida italiana que foi criada pela falta de arroz na mesa dos italianos. Essa comida pode ser consumida como arroz ou massa.

O chef Marcelo Malta, coordenador do curso de Gastronomia da FAM, apresenta um cardápio completo com entrada, prato principal e sobremesa, para celebrar essa data.

“O Risoni é uma receita perfeita para quem quer um prato rápido, delicioso e prático. E se diferencia da famosa bacalhoada, que é servida nessa data”, afirma Malta.

Na entrada é servido palmito assado, o prato principal é composto pelo Risoni com Polvo e para finalizar churros de sobremesa.

Confira a seguir a receita do chefe Marcelo Malta:

2. Corte a haste de palmito no sentido vertical.
3. Adicione metade do azeite de ervas em toda a extensão do palmito.
3. Embrulhar o palmito com papel alumínio.
4. Levar ao forno a 180° por aproximadamente 1h30 ou até que o miolo esteja macio.
5. Finalizar com o restante do azeite e servir.

RISONI

  1. Fritar o risoni na manteiga, em fogo baixo, até que fique dourado.
  2. Cobrir o risoni com bastante água, adicionar sal e deixar cozinhar por 8 minutos. Escorrer e reservar.

POLVO

  1. Montar um sachet d’epices com o alho, o louro e a pimenta do reino em grão.
  2. Limpar e cortar o polvo em pedaços de aproximadamente 3 cm e temperar com todo sal e pimenta e vinho.
  3. Em uma panela, suar no azeite o alho porró e a cebola cortados em burnoise (cubos pequenos). Adicionar o polvo com o vinho, os tomates picados e o açafrão.
  4. Adicionar água suficiente para cobrir o polvo (cerca de 3 cm acima), colocar o sachet e tampar. Cuidado para a água não secar.
  5. Cozinhar em fogo lento até que o polvo esteja macio (aproximadamente 45 minutos, ou até que esteja macio).
  6. Caso seja necessário adicionar mais líquido, utilizar água quente.
  7. Quando o polvo estiver cozido e o líquido TOTALMENTE REDUZIDO (um creme), retirar o sachet e acrescentar o risoni já cozido.
  8. Finalizar com salsa.
  9. Ajustar os temperos.
    Servir com um fio de azeite.

Sobre Marcelo Malta: Mestre em Hospitalidade com pesquisa relacionada à educação em Gastronomia. Possui graduação no Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia e graduação no Curso Superior de Gestão em Gastronomia, e é especialista em Gastronomia.

Atualmente é coordenador e professor dos cursos de Gastronomia, Hotelaria, Eventos e Turismo da FAM – Centro Universitário das Américas. Cozinheiro profissional desde 1991, administrador de empresas, consultor de restaurantes, tendo experiência como cozinheiro, chef e proprietário de restaurantes no Brasil e na Espanha. Apresentador do programa Aromas da Terra que veicula no canal Food Network – www.youtube.com/aromasdaterrabr Atualmente desenvolve um trabalho beneficente como Diretor de Suprimentos do Centro de Promoção Social Cônego Luiz Biasi (OSCIP).

SIGA-NOS

9,705SeguidoresSeguir
35,070SeguidoresSeguir
Redação
Desde 1998, com foco numa maior oferta de conteúdo relevante e de interesse público, o Grupo A Hora é uma agência de noticias, ciente das preocupações da comunidade.